Preaload Image

Bibliotecas virtuais, museus e acervos para conhecer sem sair de casa

Bibliotecas Virtuais
  • Biblioteca Nacional Digital

https://bndigital.bn.gov.br/

A BN Digital reúne o acervo de obras digitalizadas da Biblioteca Nacional do Brasil. A plataforma oferece livre acesso a mais de um milhão e meio de documentos em seus mais variados tipos e suportes onde, além dos livros, fotografias, mapas, manuscritos e periódicos.

  • Biblioteca Nacional Digital de Portugal

http://bndigital.bnportugal.gov.pt/

A BND promove e participa na difusão internacional de conteúdos digitais de bibliotecas portuguesas.

  • Biblioteca Brasiliana Mindlin             

https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1

A biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) abrigar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A página do acervo virtual disponibiliza livros, almanaques, manuscritos e outros conteúdos.

  • Biblioteca Digital Mundial

https://www.wdl.org/

Iniciativa da UNESCO, esse acervo traz coleções de valor patrimonial de culturas do mundo inteiro. É possível realizar buscas por períodos históricos, zonas geográficas, tipo de documento e instituição.

  • Portal Domínio Público

http://www.dominiopublico.gov.br/

Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.

  • Biblioteca Digital do Patrimônio Iberoamericano

http://www.iberoamericadigital.net/

Permite o acesso aos recursos digitais de bibliotecas da Ibero-América. Neste imenso acervo digital podem ser encontrados mapas, gravações de som, literatura, manuscritos, material de botânica, geografia, gastronomia, vida selvagem, partituras, entre outros.

  • Biblioteca Digital do Senado Federal

https://www2.senado.leg.br/bdsf/

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

  • Digital Public Library of America

https://dp.la/

A biblioteca norte-americana possui uma coleção digital de mais de 36 milhões de itens com imagens, textos e vídeos que refletem a história e cultura dos Estados Unidos.

  • Biblioteca Digital Gallica

https://gallica.bnf.fr/

O site da Biblioteca Nacional da França possui um  acervo de mais de 1 milhão de documentos,  incluindo livros, manuscritos, cartas, imagens, revistas e jornais, partituras, músicas e letras de músicas.

Museu de Arte de São Paulo, MASP

https://artsandculture.google.com/partner/masp

É possível fazer um tour virtual e explorar obras da exposição permanente do MASP, um dos principais museus de São Paulo (SP).

  • Museu Histórico Nacional

http://mhn.acervos.museus.gov.br/

Parte do acervo museológico do Museu Histórico Nacional está disponível para pesquisa online com informações detalhadas sobre cada item como documentos, aquarelas, ilustrações e fotografias.

  • Museu Imperial

https://artsandculture.google.com/partner/museu-imperial

O museu abriga peças e documentos pertencentes à família imperial do Brasil.

  • Inhotim

https://www.inhotim.org.br/visite/tour-virtual/

Localizado em Minas Gerais, o Instituto Inhotim abriga um dos maiores acervos de arte contemporânea brasileira. Pelo Google Art Project, o público pode caminhar pelos jardins e andares do prédio e visualizar obras de artistas contemporâneos.

  • Museu do Prado

https://www.museodelprado.es/

O mais importante museu de arte da Espanha traz uma galeria online com mais de 2.000 imagens e vídeos com obras comentadas.

  • Louvre

https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

Inaugurado em 1793, em Paris, o Museu do Louvre é o maior do mundo e abriga peças de todos os períodos históricos, do Egito Antigo à arte contemporânea.

  • British Museum

https://www.britishmuseum.org/collection/galleries#virtual-galleries

Fundado em 1753, o British Museum tem uma coleção de cerca de 8 milhões de objetos que narram mais de 2 milhões de anos de história. No tour on-line, é possível ver alguns dos primeiros artefatos criados pelos homens até trabalhos de artistas contemporâneos.

  • MoMA

https://www.moma.org/collection/works/groups/PIBAbGen

O acervo do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) pode ser visualizado pela internet no site The Online Collection, que inclui mais de 50 mil trabalhos de 8 mil artistas modernos e contemporâneos. Pinturas, fotografias, esculturas e instalações também fazem parte do catálogo. Para os que se interessam por informações mais detalhadas, alguma obra contém áudio-guia.

  • Rijksmuseum

https://www.rijksmuseum.nl/en/rijksstudio

Um dos maiores museus da Europa, o Rijksmuseum, na Holanda, disponibiliza mais de 600 mil imagens de obras de arte.

  • Museu Guggenheim

https://www.guggenheim.org/plan-your-visit/guggenheim-from-home

O Museu Guggenheim de Nova York possui um acervo online com mais de 7.000 obras de arte moderna e contemporânea, com busca por artista, movimento e tipo de obra. Alguns nomes ainda são acompanhados de uma minibiografia.

  • Museu van Gogh

https://www.vangoghmuseum.nl/en/search/collection?Q=Vincent+van+gogh

Museu de Amsterdã dedicado à obra do pintor holandês Vincent van Gogh.

  • Europeana

https://www.europeana.eu/pt

A plataforma reúne milhares de arquivos, bibliotecas e museus europeus para compartilhar o patrimônio cultural do continente.  São mais de 50 milhões de itens digitalizados – livros, música, obras de arte e muito mais.

  • IMS

https://artsandculture.google.com/partner/instituto-moreira-salles

Fotografias históricas e registros iconográficos do Brasil fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles. A galeria do Google Art Project reúne fotografias do acervo e oferece uma visita virtual ao centro cultural.

  • Brasiliana Fotográfica

http://brasilianafotografica.bn.br/

Acervo de documentos fotográficos referentes ao Brasil, formado por coleções da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles.

  • Acervo Pierre Verger

https://www.pierreverger.org/br/acervo-foto.html

Acervo de fotografias de Pierre Verger. A fototeca apresenta mais de 6.000 imagens feitas por Pierre Verger classificadas geograficamente enquanto que os portfolios apresentam fotografias por temáticas.

  • Museu da Inconfidência

http://museudainconfidencia.acervos.museus.gov.br/acervo/

A coleção museológica do Museu da Inconfidência está disponível na plataforma Tainacan. O acervo apresenta testemunhos da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX.

  • Museu Villa-Lobos

http://museuvillalobos.acervos.museus.gov.br/acervo/

Também disponível na plataforma Tainacan, p museu é responsável pela coleta, preservação, estudo e divulgação de documentos e objetos que atestam, testemunham e ilustram a vida e a obra de Villa-Lobos.

  • Museu das Missões

http://museudasmissoes.acervos.museus.gov.br/acervo/

O acervo do Museu das Missões é composto por um total de 92 objetos, abrigando uma das mais importantes coleções públicas de esculturas sacras missioneiras em madeira policromada da América do Sul e uma das coleções mais importantes nesse gênero. Disponível na plataforma Tainacan.

Obras Raras da Fiocruz

https://www.obrasraras.fiocruz.br/

O acerco é constituído com um material diversificado de obras raras da Fiocruz. Entre as obras mais antigas do acervo, encontra-se o primeiro tratado sobre História Natural do Brasil, denominado Historia Naturalis Brasiliae (1648), e a tese de doutorado de Oswaldo Cruz.

  • Acervo Digital do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

http://museudaimigracao.org.br/acervo-e-pesquisa/acervo

O projeto Memória da Imigração integra o acervo digital do Museu da Imigração e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Fonte:
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Núcleo de Comunicação Social por Carolina Cunha
https://ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/2119-bibliotecas-virtuais-museus-e-acervos-para-conhecer-sem-sair-de-casa