Curso de Pedagogia e Educação Física participam da Semana Mundial do Brincar
29/05/2017
Evento principal foi realizado neste domingo (28), com diversas atividades lúdicas para crianças em Santos
No último domingo (28), os cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) participaram da Semana Mundial do Brincar, evento promovido pelo Sesc Santos e que conta com a participação do corpo docente e discente dos cursos envolvidos.
Confira o depoimento da professora Mariangela Camba, coordenadora do curso de Pedagogia da Unimes:
No último domingo podemos viver uma experiência lúdica sui generis. Todas e todos, docentes e discentes da UNIMES, num grande e precioso encontro, apropriaram-se da generosidade das crianças de Santos e, a exemplo das mesmas, simplesmente brincaram.
O tom poético presente em cada olhar, em cada atitude, em cada sorriso, perpassava a intimidade das/dos presentes. Ficou nítido que todas e todos da UNIMES abriram mão do que representavam institucionalmente e avançaram a um espaço situado para além do que se possa enxergar no dia a dia da labuta, o espaço de ser criança.
Diante de tanta alegria, de tanta entrega e de tanta leveza, uma das coisas que mais nos chamava a atenção era a possibilidade reflexiva de uma ludicidade para além de si mesma. Uma ludicidade crítica, pensante, questionadora dos espaços oferecidos a nossa comunidade, ao nosso povo, a nossa cidade.
Os vários pontos de reflexão que vieram à tona depois de anos de submersão da ludicidade em nossas vidas, talvez seja uma das principais motivações para a classificação da experiência vivida como crítica. Pensamos na importância da garantia permanente de espaços brincantes/pensantes para todas e todos nós, espaços nos quais as questões das desigualdades estejam posta à prova, onde se discutam ludicamente – porém com total e cabível pertinência – as relações de poder que hierarquizam os espaços brincantes e, por conseguinte, o grupo humano ao qual oferecemos as senhas de cidadania autorizadoras de suas participações em tais espaços e nos “devidos” e escassos tempos.
A lição maior, como já era de se esperar, veio dos pequenos, dos bem pequenos que avançavam em sua não distinção de quaisquer espécies, entregando-se ao partilhamento irrestrito de suas capacidades de brincar e muito bem, sem seleção, apenas impregnados do prazer de fazê-lo.
Foram flashes emocionantes de um partilhamento infelizmente raro em nosso cotidiano, o que nos levou a refletir sobre a necessidade de um avanço para além da restrição de tal evento a uma única semana. Quem sabe não devêssemos levar essas lições para o nosso dia a dia, para o nosso trabalho, para a nossa vida! Quem sabe a UNIMES não seja o caminho institucional de engendramento de novas possibilidades de relacionamento humano, nos quais nós, professores e alunos, não mais deixemos de nos cumprimentar ao cruzarmos com os nossos pares, difundindo a generosidade que parece se esvair de nosso comportamento, à medida que somos, todas e todos, engolidos pelo volume de compromissos. Quem sabe esse domingo não chame docentes e discentes à reflexão, no tangente ao entendimento de seus papeis dentro da Universidade, percebendo que os mesmos são de troca no respeito, no reconhecimento, na reivindicação dos direitos e, principalmente, no cumprimento dos deveres.
Por fim, quiçá as lições desse domingo nos tornem mais humanos e, por conseguinte, mais brincantes; não num sentido alienante, mas dentro de uma percepção menos colonizada e talvez mais voltada ao Ubunto, no sentido da filosofia africana que prega a ideia de que o individual só existe dentro de uma dimensão universal. Ou seja, que a dimensão do nosso privado não mais ganhe suficiente força para suplantar a dimensão do público, fazendo-nos entender que, para além do prevalecimento da minha vontade é o sucesso e o prevalecimento da vontade das pessoas formadoras do todo humano ao qual pertenço”
Unimes na semana mundial do brincar 2017
Fonte: http://wwwnovo.unimes.br/verNovidade/curso-de-pedagogia-e-educacao-fisica-participam-da-semana-mundial-do-brincar/184/