Preaload Image


Sistema de Educação Superior no Brasil – Principais Modalidades

Nesta leitura vamos conhecer e entender sobre as principais modalidades no sistema de educação superior no Brasil, graduação de bacharelados, tecnólogos e licenciaturas. Vamos também compreender um pouco mais sobre a pós-graduação, extensões universitárias e outros cursos como os profissionalizantes e extracurriculares.

 

Graduação

O curso de graduação é destinado aos estudantes que se formaram no ensino médio, e estão procurando por uma área especifica de estudo para atuação no mercado de trabalho. Para esta demanda pessoal é possível escolher entre três modalidades disponíveis no sistema de educação: Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura. Ambos os cursos são de nível superior, ou seja, o diploma de tecnólogo possui a mesma validade legal que um diploma de bacharelado ou licenciatura, mas cada uma suprindo uma necessidade especifica para o conhecimento que o aluno deseja acumular e/ou atuar em sua vida profissional.

 

O curso de Bacharelado é voltado para uma formação mais generalista, com um amplo portfólio de disciplinas práticas e abordando de forma aprofundada as disciplinas teóricas. Normalmente os cursos de bacharelado tem um período de duração de 4 a 6 anos. Temos como exemplos de bacharelados: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

 

Já no curso superior tecnólogo tem seu foco do conteúdo na parte prática da profissão escolhida. É voltado para o profissional que deseja aprender um oficio, sendo os estudos voltados para a parte prática do lado profissional. São cursos com período de duração entre 2 e 3 anos. São exemplos de cursos tecnólogos: Gestão Financeira, Turismo, Gestão em Recursos Humanos e Marketing.

 

E por fim temos os cursos de licenciatura, que formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores. Além disso, o tempo de duração do curso costuma ser de 3 a 4 anos. São exemplos de licenciaturas: Pedagogia, Química, Física e História.

 

Pós-graduação

A pós-graduação, como o nome indica, é o curso que vem após o termino da graduação, que especializa o profissional em um assunto especifico dentro de sua área de atuação, se dividindo em mestrado, doutorado, especialização e aperfeiçoamento. Para pós-graduação podemos contar com as seguintes modalidades: Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado.

A Especialização é uma formação voltada para o mercado comercial proporcionando conhecimentos específicos sobre determinada área, capacitando o aluno com habilidades técnicas. Podendo também ser cursada para quem busca se atualizar no mercado de trabalho.  Tendo um período de duração entre seis meses até dezoitos meses, contendo no mínimo 360 horas-aulas.

 

MBA significa Master in Business Administration e é uma modalidade com conteúdos voltados apenas para a área de Administração. Os alunos que optam por esse tipo de curso já estão em um nível de alta gestão e buscam conhecimentos aprofundados do setor corporativo e ligados à liderança. A duração tem no mínimo, 360 horas-aulas para ter validade nacional, e 480 horas-aula para possuir validade internacional e também são distribuídos dentro de um período de seis meses até um ano e meio, em média.

 

Os cursos de Mestrado irão aprofundar os conhecimentos do aluno em um tema mais voltado para o ambiente acadêmico, são formações indicadas para quem quer ser professor universitário ou pesquisador e possuem conteúdos densos e que estimulam muito a reflexão teórica. O tempo médio de duração é de dois anos, normalmente exigindo uma dedicação integral do aluno.

 

O Doutorado também é voltado para o mundo acadêmico, porém, ele tem um conteúdo ainda mais aprofundado. O intuito é desenvolver no estudante a capacidade para criar novos conhecimentos a partir dos processos de pesquisa. A duração do doutorado é o mesmo de uma graduação, ou seja, ele dura de quatro a cinco anos e também exige muita dedicação.

 

Extensão Universitária

Os cursos de extensão universitária oferecem uma grande oportunidade de aperfeiçoamento, especialização e aquisição de conhecimento em novas áreas de formação, com duração menor que os de pós-graduação. Complementar à graduação, a extensão enriquece o currículo e amplia horizontes dentro do foco de atuação profissional do aluno.

 

Cursos Profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes se caracterizam por enfatizarem uma área específica e por darem foco direto ao mercado de trabalho, formando profissionais qualificados. Entre os cursos profissionalizantes, podemos destacar os cursos livres, técnicos e tecnólogos.

Os Cursos Livres normalmente têm uma pequena duração e independe da escolaridade de quem queira cursá-los. Eles normalmente são buscados por pessoas que querem se aperfeiçoar na carreira que já tem ou quer dar um direcionamento para a carreira que pretende seguir.

Os Cursos Técnicos estão atrelados à conclusão do Ensino Médio. Assim, para cursá-lo, você precisa desse nível de escolaridade para que, ao se formar, receba o diploma de Ensino Médio e Ensino Técnico. As atividades são feitas de modo concomitante, normalmente exigindo que o aluno frequente o curso na modalidade integral (manhã e tarde).

Os Cursos Tecnólogos são voltados para formação de Ensino Superior, como já visto anteriormente. Eles equivalem a uma faculdade tradicional, sendo considerados cursos de graduação. Para fazer um curso tecnólogo, portanto, o aluno precisa já ter concluído o Ensino Médio.

Cursos Extracurriculares

O curso extracurricular é um curso de formação curta que é focado em ensinar a um grupo de pessoas um assunto que não faz parte da base curricular de seus cursos de graduação.  Estes cursos são muito utilizados pelos alunos para integrar as horas extracurriculares exigidas em sua graduação, além de ampliar os seus conhecimentos e construir um bom currículo ainda no inicio da educação superior.

 

Vida de Estudo

Após toda esta exposição sobre a Educação Superior e suas modalidades, gostaria de deixar um pensamento aos nossos leitores, “Começamos a estudar cedo, com nossos quatro anos de idade nós somos inseridos na Educação Infantil, e neste momento é inaugurada nossa grande jornada de estudos. Jornada esta que não deve ter uma data de finalização ao concluirmos nossa Educação Superior, pois o estudo não só nos engrandece de conhecimento, como também nos impulsiona a crescer em nossa vida acadêmica, profissional e pessoal. Nunca pare de praticar o maior e mais prolongado exercício já criado na história da humanidade que é O Estudo”.