Prata da Casa Estudante de Filosofia lança livro no interior de São Paulo
Luiz Gustavo Rotta, de 29 anos, é autor de O Contador, lançado pela Editora Multifoco
O estudante do 3º semestre de Filosofia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Luiz Gustavo Rotta, é um dos destaques do nosso #PratadaCasa.
Também formado em Ciências Contábeis, Luiz Rotta escreveu “O Contador”, segundo romance de uma trilogia, baseado em suas experiências profissionais. O lançamento foi feito na cidade de Catanduva, no interior de São Paulo, onde reside.
Confira a entrevista com o estudante de 29 anos, que ressalta a importância do curso de Filosofia, na modalidade EAD, da Unimes, em sua empreitada como escritor: “Auxilia muito na consciência crítica e também sobre a forma correta de estruturação do pensamento”, afirmou.
“O Contador” é o seu segundo livro. Qual a história em que se baseia?
O Contador, que futuramente será uma trilogia, narra a história de Pablo Pinser, um contador, que após um acontecimento inesperado em sua vida profissional passa de funcionário a presidente de uma empresa, porém, apesar dessa aparente realização, o seu passado esquecido começa a ressurgir, o que o faz encarar como nunca. Esse pano de fundo de suspense/ficção é utilizado para que a história nos leve dentro do ambiente profissional e os desafios que nos cercam diariamente em nossa rotina que por muitas vezes se tornou monótona e sem sentido. Assim, é levantada questões como motivação, preconceito e a concorrência desleal no trabalho em grupo e na sociedade. Dessa forma, a ganância e a falta de vontade preenche as linhas para que surja o ponto principal do romance que é: quais são nossos sonhos, porque deveríamos busca-los, porque por muitas vezes os ignoramos, e qual o sentido deles em nossas vidas. Os personagens que englobam o romance se tratam de pessoas de nosso cotidiano, repletas de sonhos, frustradas por não conseguirem um sentido existencial, outras em sua simplicidade, outras gananciosas, e ainda outras que por muitas vezes não conseguem seguir o padrão que a sociedade nos requer. Esse relato pode ser voltado mais ao primeiro livro da trilogia onde o segundo livro, além da continuação da história aprofundando no suspense e passado do narrador-personagem, seguem uma linha de crítica para repensarmos nossos valores em uma sociedade capitalista apresentando um cenário de problemas familiares, o perdão como uma busca interna e a ética como chave para algo maior.
Sempre trabalhou na área da literatura?
Trabalho no ramo de Logística há 07 anos em uma empresa alimentícia apesar de ser formado em Contábeis (presencial e concluído em 2012). A profissão de escritor surgiu através destas experiências pessoais e profissional, e claro, pela influencia da literatura em meu dia a dia. Comecei a escrever após o término desta primeira graduação onde o lançamento do primeiro livro ocorreu em 2014.
Você é estudante de Filosofia da Unimes. Como a graduação tem acrescentado na sua carreira de escritor?
Nesse ano estou iniciando o terceiro semestre no curso de Filosofia e posso dizer que todo o material filosófico, ou não, concedido pelo curso tem me auxiliado muito na consciência crítica e também acrescido sobre a forma correta de estruturação do pensamento nesse projeto de escritor. Além disso, posso dizer que muito me influenciou na visão sobre nosso sistema educacional e na motivação para utilizar da literatura para cooperar na mudança de nosso cenário atual que por muitas vezes é precário.
Como tem sido sua experiência em estudar na modalidade EAD (Ensino a Distância)?
A experiência através da modalidade a distância tem sido muito satisfatória, tanto em relação a flexibilidade para adequar os melhores horários disponíveis para o estudo como para a acessibilidade dos materiais disponíveis. Me surpreendi com o conteúdo atualizado que o curso oferece, além disso, envolvendo uma temática de crítica e preparo aprofundado para que realmente a formação nos transforme e consequentemente transforme o ambiente em que iremos atuar.
SINOPSES
O CONTADOR 1 – Livro Diário
Pablo Pinser conseguiu, de uma maneira inesperada, atingir o topo da hierarquia de qualquer carreira profissional: ser o presidente de uma empresa. Inconscientemente, todo trabalhador deseja isso, mas Pablo conquistou mais do que um cargo, ele adquiriu uma grande responsabilidade, além de um grande mistério a ser desvendado acerca de sua própria vida, por meio disso, muitas verdades sobre seu passado serão reveladas, mas nem todas serão como ele espera. Um Contador, um diário e um passado esquecido. Tudo pode estar ligado sem ao menos percebermos qualquer semelhança.
Lançamento: 2014 (Editora Multifoco)
Páginas: 260
O CONTADOR 2 – Os Códigos de Pablo Pinser
Pablo Pinser nos leva novamente a mergulhar para dentro de sua história que, agora mais do que nunca, está dividida entre o gerenciamento de uma empresa em ascensão e seu passado, exigindo ainda mais de sua mente e de seu coração. Novos códigos serão lançados sobre a vida desse contador nada convencional que deverá lutar para que tudo seja desvendado o mais rápido possível. O diário deu lugar à realidade do dia a dia e o passado se infiltra de modo mais presente.
Lançamento: 2016 (Editora Multifoco)
Páginas: 234
Luiz Gustavo Rotta, de 29 anos, é estudante de Filosofia da Unimes e lançou um romance